Recomendações
|
Carteiras
|
Balanços
|
Características
|
Links
|
Moody's rebaixa Oi e Telemar perde grau de investimento
De acordo com as minhas contas, a dívida líquida da TNLP com bancos e com com a Receita referente a impostos parcelados é de R$ 24,8 bilhões. Apenas pouco mais de 1% desta dívida está exposta ao risco cambial.
De acordo com o ítem 7 das Notas Explicativas, eventual efeito da variação cambial sobre ativos não está considerada no Resultado Finaceiro. Em conseqüência, o Resultado Financeiro é "puro" no sentido que é somente devido a receitas de aplicações financeiras, despesas de empréstimos e parcelamentos e operações de derivativos.
No 1T10, a empresa teve uma evolução favorável dos derivativos, auferindo uma receita de R$ 31 milhões. O resultado financeiro foi de R$ 574 milhões negativos, que representa 2,31% da dívida líquida. Anualizando o serviço da dívida líquida chega-se a 9,57%. Se a receita dos derivativos for deduzida do resultado, chega-se a uma despesa de R$ 605 milhões, ou seja, um serviço médio anual da dívida líquida de 10,1%.
Por coincidência, ou não, 10% é o valor "padrão" que eu uso para verificar se o financeiro de uma empresa está fazendo bem o seu trabalho. Valores muito maiores do que 10% significam que, ou a empresa está muito mal das pernas (em termos de oferecer reais garantias) ou o diretor financeiro é ruim.
Concluindo, então, eu considero o serviço da dívida da TNLP como "normal" na média, ou seja, não parece ser mais "subsidiado" do que o de outras empresas.
Por outro lado, de acordo com a informação acima do Small, a empresa espera ter um lucro líquido de R$ 2 bilhões no exercício de 2010. Isto representa apenas 8% da dívida líquida.
Noutras palavras, na situação atual, ao final do exercício, a TNLP terá "remunerado" o capital de terceiros com aprox. R$ 2,42 bilhões, enquanto remunerará o acionista da empresa com aprox. R$ 2 bilhões.
Ninguém poderá afirmar que esta é uma situação usual. Em conseqüência, a explicação para eventual decisão de continuar distribuindo proventos "à vontade" deve ser outra.
A julgar pela "ficha" dos controladores, aposto que esta decisão estaria exclusivamente ligada a seus interesses pessoais. Se, por alguma razão, os controladores tiverem necessidade de grana no curto prazo, esta grana não vai faltar, de um modo ou outro, nem que seja necessário (como já foi feito no passado recente) aumentar o endividamento.
30152 - paulo_prof - 14/Mar/2010 12:29
citação: revelleProfessor paulo, qual o valor que voçê, espera que a telemar distribua em dividendos no mês de março?
Eu colocaria as "barbas de molho". Até o 3T09 ainda havia prejuízos acumulados e os resultados do 4T09 deverão ser impactados pela necessidade de aumento "cavalar" nas provisões da BRTO. Se o resultado da TMAR/TNLP acabar ficando negativo no ano, não vou me surpreender.
2174 - small caps - 07/Mar/2009 01:52
"danieljoseaa, o balanço foi afetado por fatores não recorrentes, especialmente pela custo da dívida atrelada ao câmbio e a queda do lucro era previsível."
1173 - small caps - 23/Jan/2009 23:28
"(1071) aguilabs, TNLP4 já foi a grande vedete da bolsa no início desta década e custava aproximadamente o mesmo preço que hoje (pra ver como popularidade nem sempre significa oportunidade mesmo...) Mas nestes preços considero interessante a compra para diversificação e diante do cenário econômico, uma vez que empresa tem ótima geração de caixa. É até interessante comprar as ON se os preços estiverem próximos. Os controladores da TNLP4 caso vendam a empresa um dia podem fazer o mesmo que tantos outros tem feito (como ARCZ6, UBBR4 e DPPI4), atribuindo preços absurdamente diferentes as ON's na venda do controle, como se as ações não fossem frações do mesmo capital social..."
111381 - paulo_prof - 22/Jan/2012 12:42
citação: REI DAS ALICES
Alguém comenta TNLP4? Tá buscado valores de 5 anos atrás, me parece muito endividada.
Prof Paulo o senhor poderia comentar sobre Ferbasa também? Decretaram o fim do setor siderurgico, mas de mansinho tá subindo. Grato.
A situação da Oi é complicada ...
De um lado, há a questão da troca de TMAR5/6 e TNLP3/4 em BRTO3/4. O pppadv pode confirmar/corrigir os dados abaixo.
Antes de ser computada a troca das TNLPs e TMARs, as BRTOs receberiam uma bonificação de aprox. R$ 2,54/ação.
Vamos considerar os preços atuais das BRTOs, deduzindo a bonificação:
BRTO3 = R$ 11,75 - R$ 2,54 = R$ 9,21
BRTO4 = R$ 10,86 - R$ 2,54 = R$ 8,32
e vamos relevar o fato de que os R$ 2,54 que hoje ainda não estão no bolso têm um custo (ou seja, hoje valeriam de fato menos do que os R$ 2,54 acima).
Adotando as relações de troca divulgadas, os preços "justos" das TNLPs e TMARs seriam os seguintes:
1 TNLP3 = 2,3122 BRTO3 = R$ 21,30
1 TNLP4 = 0,1879 BRTO3 + 1,9262 BRTO4 = R$ 17,76
1 TMAR3 = 5,1149 BRTO3 = R$ 47,11
1 TMAR5 = 0,3904 BRTO3 + 4,0034 BRTO4 = R$ 36,90
Os preços atuais destes ativos são:
TNLP3 = R$ 20,48
TNLP4 = R$ 16,73
TMAR3 = R$ 56,89
TMAR5 = R$ 49,15
O que é que justifica a enorme defasagem nos preços da TMAR5 (a diferença nas TMAR3 é pouco significativa porque o papel quase não é negociado)?
Vejo aí um potencial para problemas na AGE que deverá ser convocada para aprovar a reorganização societária. Na minha opinião, mais uma vez, a BRTO foi subavaliada na fixação das relações de troca. Tanto é que hoje está sendo negociada a P/L = 4, de longe o mais baixo do setor (TNLP4 está sendo negociada a aprox. T/L = 7,2 e a TMAR5 a P/L = 10).
Por outro lado, há o problema intrínsico da Oi consolidada. Vem perdendo mercado em TODOS os segmentos que atua. Vem perdendo margens e geração de caixa. A dívida líquida da TNLP é de aprox. 1,9 Ebitda Anual, um valor que deverá aumentar quando o "suborno" for pago aos acionistas da BRTO.
Na eventualidade da reorganização societária nos moldes propostos não ser aprovada, o papel que mais se beneficiará no curto prazo sem dúvida será BRTO4. A Brasil Telecom, com uma dívida líquida de apenas 50% do Ebitda Anual e geração constante de lucro, mesmo com um payout pífio de 27% deverá distribuir proventos de aprox. R$ 0,60/ação, o que não é mal para um investimento de R$ 10,86 em apenas pouco mais de 90 dias.
Quanto a Ferbasa, estou bastante por fora ... Acho que não deverá grandes dificuldades para postar um lucro de no mínimo R$ 100 milhões nos próximos 12 meses. Como, no preço atual isto corresponde a um P/L = 7,5, o risco de perder grana no médio prazo é pequeno.
103700 - paulo_prof - 23/Nov/2011 17:08
citação: NotwenCardozo
citação: NotwenCardozo
Prof Paulo deu mais uma dentro!
Ações da Telemar despencam: Qual a razão?
As ações da preferenciais A da Telemar Norte Leste (TMAR5) chamaram a atenção dos investidores ontem após registrarem a maior desvalorização do índice Ibovespa, fechando em baixa de 10%. No entanto, a desvalorização já vem de mais tempo. Em pouco menos de duas semanas, as ações já perderam quase 30% do valor. As ações da Telemar estão envolvidas no processo de reestruturação do Grupo Oi e é possível que os investidores estejam se reposicionando nos papéis. No dia 14 deste mês, foi enviado um comunicado ao mercado sobre o direito de retirada no processo de reestruturação. As companhias oferecem o direito de retirada, a opção do investidor sair do negócio quando não concorda com alterações definidas em assembleia, mas geralmente o reembolso é pelo valor contábil da ação, objeto ainda em estudo pelo companhia. Além do mais o direito de retirada não é possível para aqueles investidores que venderam ou alugaram suas ações, desde o dia 23 de maio deste ano, já que pela lei, não eram mais os titulares das mesmas.
Se eu entendi direito o processo de reestruturação societária envolverá:
a) uma bonificação de R$ 1,5 bilhões aos acionistas da BRTO; como existem 589,789 milhões de ações BRTO3/4 ex-tesouraria, a cada ação BRTO3/4 corresponderia R$ 2,5433
b) as relações de troca para as TMAR5 e TNLP4 são as seguintes:
1 TMAR5 = 0,3904 BRTO3 + 4,0034 BRTO4
1 TNLP4 = 0,1879 BRTO3 + 1,9262 BRTO4
onde as BRTO3/4 das fórmulas seriam ex-bonificação.
Para as cotações correntes:
BRTO3 = R$ 11,45
BRTO4 = R$ 10,32
os "valores" ex-bonificação (supondo que a troca fosse realizada hoje) seriam:
BRTO3 = R$ 8,9067
BRTO4 = R$ 7,7767
Substituindo estes valores nas relações de troca, obter-se-ia:
TMAR5 = R$ 34,61
TNLP4 = R$ 16,65
As cotações correntes de TMAR5 e TNLP4 são, respectivamente, R$ 40,94 e R$ 16,15.
Moral da história:
a) o preço da TNLP4 parece coerente, pois não se sabe bem quando a troca será realizada, de modo que há um custo para deter os R$ 2,54 da bonificação ...
b) o preço da TMAR5 estaria muito acima de seu real valor ... ou seja, se não estou cometendo algum vacilo, quem estiver comprando TMAR5 a estes preço e esperar para trocar pelas BRTOs vai ficar com o mico na mão ...
Alguém se habilita a ler e interpretar os FRs para verificar se é isto mesmo?
99549 - pppadv - 27/Out/2011 11:06
[Citar este comentário] 0
[Citar este comentário] 0
3 pppadv Usuário PremiumComentários: 0 - Desde: Mar 2007
Reestruturação do Grupo Oi deve afetar resultado do 3T11, dizem especialistas
26 de outubro de 2011 • 21h59 Por: Equipe InfoMoney
http://www.infomoney.com.br/telemar/noticia/2240905-reestruturacao+grupo+deve+a fetar+resultado+3t11+dizem+especialistas
SÃO PAULO - Na próxima quinta-feira (27), o Grupo Oi (TNLP3, TNLP4, TMAR5, BRTO4) divulgará seu resultados referentes ao terceiro trimestre deste ano. Para a equipe de analistas do Itaú BBA, a reestruturação societária da companhia, que deve estar concluída até o final deste ano, será o principal catalisador do balanço. A corretora não prevê resultados melhores que o reportado no primeiro e segundo trimestres, quando a margem Ebitda (relação percentual entre receita líquida e geração operacional de caixa) da empresa foi "positivamente" afetada por receitas não recorrentes.
Sendo assim, a corretora prevê receita líquida total de R$ 7,2 bilhões e um Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 2,2 bilhões, com geração de margem de 31,1%. "Prevemos um lucro líquido de R $ 191 milhões no período", destacou em relatório.
Em adição, o analista da Banif Corretora, Alex Pardellas, acredita que o Grupo Oi poderá reportar modesto crescimento do faturamento no terceiro trimestre. "O resultado financeiro pode ter sido afetado pela desvalorização cambial, visto que a empresa tinha uma exposição de R$ 794 milhões em junho de 2011", comenta.
Ademais, Pardellas complementa que a queda no número de linhas fixas em serviço continua forte, prejudicando o desempenho da empresa. Por outro lado, a banda larga fixa continua com bom crescimento e o segmento móvel apresenta pequena recuperação.
65184 - small caps - 04/Mar/2011 10:29
citação: paulo_profNuma empresa como a TNLP, que controla (mas não 100%) a TMAR, a BRTO e outras, o que interessa é o lucro atribuído aos seus sócios. É sobre este lucro que são distribuídos proventos, etc.
citação: paulo_profNuma empresa como a TNLP, que controla (mas não 100%) a TMAR, a BRTO e outras, o que interessa é o lucro atribuído aos seus sócios. É sobre este lucro que são distribuídos proventos, etc.
A Infomoney acabou de informar que os lucros da TNLP, no 4T10 e 2010, foram respectivamente, R$ 284 e 1.750 milhões. Aos sócios da TNLP, entretanto, só correspondem, respectivamente, R$ 129 e 1.428 milhões.
Concernente à TNLP, deve preocupar o fato do lucro líquido ter caído de R$ 423 milhões no 3T10, para R$ 129 milhões no 4T10. A queda na receita bruta foi muito pequena (-0,25%), embora a queda na receita do serviço fixo deva preocupar (-2%), porque a telefonia móvel e outros serviços não estão conseguindo compensar.
Mas o mais grave são os custos e despesas operacionais. Aumentaram 10,4% no trimestre. Além deste aumento exagerado nos custos e despesas, o resultado financeiro negativo aumentou em 47,6%.
Em conseqüência do aumento de custos e despesas, inclusive financeiras, o resultado da empresa consolidada antes dos impostos foi negativo!!!. O lucro líquido no trimestre foi obtido a partir do diferimento de IR/CS (ou seja, imposto negativo).
O mesmo ocorreu com a TMAR. Quem ajudou a "segurar as pontas" na OI foi a BRTO (Lucro antes dos impostos de R$ 571 milhões) e a TNL PCS (Lucro antes dos Impostos de R$ 618 milhões).
Disseram na teleconferência:
R$ 180 milhões de diferença refere-se a provisão de participação no lucro, feita toda no último trimestre.
E outra parte (não especificada) diz respeito a provisões de processos judiciais...
Acabaram de dizer (algo como R$ 100 milhões que voltaram)...
Pelo menos explicada a "queda" brutal entre os trimestres...
Análise Coin Valores
Maior empresa brasileira de telecomunicações, a Oi é pioneira na prestação de serviços convergentes no país. Oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, comunicação de dados, internet e entretenimento. Com a compra do controle da Brasil Telecom, em 2009, a Oi passou a atuar em todo o território nacional. Em setembro de 2010, a empresa possuía 62,4 milhões de clientes. Deste total, 20,4 milhões estavam em telefonia fixa, 37,4 milhões em telefonia móvel, 4,3 milhões em banda larga fixa e 280 mil em TV por assinatura. Pelo terceiro ano consecutivo, a Oi integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial
(ISE) da Bovespa refletindo o alto grau de comprometimento da companhia com a responsabilidade social e a adoção de práticas gerenciais sustentáveis.
RETROSPECTIVA 2010
Ao longo de 2010, a Companhia focou no aumento da rentabilidade do negócio com o objetivo de gerar caixa e reduzir sua alavancagem. Como reflexo dos objetivos traçados para 2010, a OI registrou aumento de margem EBITDA, que fechou os 9M10 com 35,7%, e a redução da Divida Líquida, que atingiu R$ 19,3 bilhões em Setembro/2010, contra R$ 21,9 bilhões em Dezembro/2009. Os benefícios em custos e despesas das sinergias com Brasil Telecom são evidentes, presentes em praticamente todos os itens. Destacamos a expressiva redução do custo de mercadorias vendidas e materiais como consequência da decisão de replicar na Região II a bem sucedida estratégia da Região I focada na venda de chips avulsos no segmento pré-pago. Na Região III, São Paulo, após dois anos do lançamento de nossa operação em telefonia móvel, já possuímos aproximadamente 8 milhões de clientes, representando mais de 13% de market share no Estado de São Paulo e de aproximadamente 18% na grande São Paulo.
PERSPECTIVA 2011
Ao longo desse ano, a Oi segue confiante de que, com o portfólio completamente integrado em todas as três regiões do país, com uma mesma estratégia de canais, com campanhas de marketing nacionais e com foco na qualidade dos serviços, está no caminho certo para apresentar cada vez mais resultados sólidos e crescentes.
56108 - small caps - 17/Nov/2010 00:33
Uma empresa que tem um Diretor Financeiro de tirar o chapéu é o da Telemar... Enquanto tantos outros vimos por aqui fazendo cacaca com derivativos, câmbio, etc... o Diretor referido tem conseguido alguns financiamento muito interessantes e inclusive paga antecipado dívidas mais caras, como as debêntures que emitiu logo após a aquisição da BRT.
Uma empresa que tem um Diretor Financeiro de tirar o chapéu é o da Telemar... Enquanto tantos outros vimos por aqui fazendo cacaca com derivativos, câmbio, etc... o Diretor referido tem conseguido alguns financiamento muito interessantes e inclusive paga antecipado dívidas mais caras, como as debêntures que emitiu logo após a aquisição da BRT.
Atualmente, estão conseguindo financiamento com Chineses! Vamos ter que ver se farão hedge... mas não me parecem aventureiros nesta área, até pelo tamanho da dívida líquida que possuem...
48653 - paulo_prof - 04/Out/2010 13:58
citação: fazambujpaulo_prof,
citação: fazambujpaulo_prof,
tmar e tnlp em perspectivas de crescimento? Não seria dividendos?
Eu estou pensando em iniciar posição em tmar. brto está mais barato, mas tem o fator sacanagem rondando o papel. Mas, para mim, é dividendo e o papel não deve sair desse enrosco todo de preços.
Um abraço.
Existe o complicador: o do aumento de capital da TMAR e da TNLP para possibilitar a entrada da TP em uma das duas ou ambas.
Pelo que entendi, os preços de subscrição já estariam fixados (R$ 60,7038/TMAR3; R$ 50,701/TMAR5; R$ 38,5462/TNLP3 e R$ 28,2634/TNLP4).
Não consigo enxergar uma boa razão para a telegangue distribuir proventos agora. Pelo contrário! Quem é que garante que não houve um acerto prévio com os portugueses de que não haveria distribuição de proventos antes da operação de capitalização? Nos preços acima, não há muito sentido para que os minoritários subscrevam. É muito mais barato comprar a mercado. Em conseqüência da não adesão dos minoritários ao processo de subscrição, a PT poderá comprar o que lhe aprouver. Se a telegangue tiver cacau disponível, poderá também ter uma participação direta nas empresas operacionais. Faz mais sentido telegangue + o novo sócio PT deixarem a distribuição de proventos para depois, quando a participação dos minoritários foi diluída.
Será que o processo de capitalização está para estourar?
35642 - paulo_prof - 16/Mai/2010 14:10
Acho que não concordo, não! A explicação não deve ser por aí ...
Acho que não concordo, não! A explicação não deve ser por aí ...
30152 - paulo_prof - 14/Mar/2010 12:29
citação: revelleProfessor paulo, qual o valor que voçê, espera que a telemar distribua em dividendos no mês de março?
2174 - small caps - 07/Mar/2009 01:52
"danieljoseaa, o balanço foi afetado por fatores não recorrentes, especialmente pela custo da dívida atrelada ao câmbio e a queda do lucro era previsível."
O importante no caso é que tem fluxo de caixa suficiente para quitar a dívida e o o EBIT ficou muito próximo do histórico da empresa.
"A família Telemar também passou a fazer parte da minha carteira dividendos. Se não me engano (li o balanço rapidamente), vem mais distribuição de dividendos na assembléia anual que aprovar a destinação do resultado do exercício."
2132 - danieljoseaa - 05/Mar/2009 23:46
Aparentemente péssimos os resultados de tnlp4 e tmar5 com queda em seus lucros líquidos comparando com seus 4°trimestres anteriores de mais de 90%.
1173 - small caps - 23/Jan/2009 23:28
"(1071) aguilabs, TNLP4 já foi a grande vedete da bolsa no início desta década e custava aproximadamente o mesmo preço que hoje (pra ver como popularidade nem sempre significa oportunidade mesmo...) Mas nestes preços considero interessante a compra para diversificação e diante do cenário econômico, uma vez que empresa tem ótima geração de caixa. É até interessante comprar as ON se os preços estiverem próximos. Os controladores da TNLP4 caso vendam a empresa um dia podem fazer o mesmo que tantos outros tem feito (como ARCZ6, UBBR4 e DPPI4), atribuindo preços absurdamente diferentes as ON's na venda do controle, como se as ações não fossem frações do mesmo capital social..."
"Da telefonia móvel, a única que gostava era a TCOC4,
antes de ser incorporada pela Vivo. Não me recordo de barganhas no segmento.
Com os balanços anuais vou estudar melhor."
Nenhum comentário:
Postar um comentário