Subsetor
|
|
Segmento
|
Recomendações
|
Carteiras
|
Balanços
|
Características
|
Fabricação de peças e acessórios para veículos automotores tais como parafusos, porcas, arruelas, roscas e similares
|
Links
|
337006 - O GARIMPEIRO - 24 Abr 2017, 02:34
Prof Paulo,
Agradeço pelo comentário sobre Fibam.
Acho interessante os prazos que ela conseguiu no acordo com os credores, com certeza dará um folego para a empresa tentar fazer o dever de casa.
"Em 15 de dezembro de 2015, os credores presentes na Assembleia Geral de Credores aprovaram o Plano de Recuperação Judicial da Fibam. O referido plano conta com os seguintes pontos: i) deságio de 40% sobre o total da dívida quirográfica; ii) carência de 20 meses; iii) 8 anos de pagamento após o vencimento da carência; iv) correção monetária de 6% ao ano e v) pagamento em parcelas anuais fixas e pagamento periódico trimestral (PMT). Não obstante à atual situação do setor automotivo e da Companhia, a produção segue com a programação normal de acordo com a demanda, com a eficiência e qualidade com a qual sempre foi reconhecida. "
336994 - paulo_prof - 22 Abr 2017, 20:24
Será que esta empresa será mesmo capaz de continuar as suas operações? Será que será capaz de sair da RJ?
Desde o 3T10, a empresa só foi capaz de não apresentar prejuízo somente em 6 trimestres e, em 3 destes, nem se pode afirmar que postou lucro ... o resultado ficou no zero-a-zero. Nos últimos 12 trimestres, a última linha veio vermelha direto!
No que se refere a base anual, o último exercício no azul foi em 2011!
Há empresas que mesmo postando prejuízo conseguem ficar à tona ... Se a geração de caixa medida pelo ebitda for suficiente para cobrir o resultado financeiro negativo, os impostos e as necessidades de investimento para manter a operação, dá para empurrar com a barriga, e esperar tempos melhores. Não é o caso da Fibam ... Nos últimos 8 trimestres o ebitda foi negativo e o que é pior ... a cada trimestre o ebitda é mais negativo.
O PatLiq já é mais de R$ 30 milhões negativo. O valor de mercado da empresa não chega a R$ 3 milhões!
Acho que a falência da empresa é muito mais provável que a sua recuperação ... mas concordo que se a e empresa conseguir sair desta, o preço atual pode facilmente multiplicar por 10!
336993 - O GARIMPEIRO - 22 Abr 2017, 16:52
mico bom é FIBAM (FBMC4)
essa quando sair da RJ vai subir muito
possui apenas 726.000 ações, sendo que 461.000 são PN
www.fibam.com.br
172238 - israel007 - 12 Mar 2013, 12:24
FBMC3
Empresa: FIBAM COMPANHIA INDUSTRIAL Ação: FIBAM ON Setor: Materiais Básicos Subsetor: Siderurgia e Metalurgia
Resultado do 4º Trimestre de 2012
A companhia registrou lucro líquido de R$ 13,0 k neste trimestre, uma variação de -99,0% em relação ao 3° trimestre de 2012, revertendo o prejuízo de R$ 1,6 M anunciados no 4° trimestre de 2011. A receita líquida atingiu R$ 26,3 M no 4° trimestre de 2012, decréscimo de 11,2% em relação ao 3° trimestre de 2012 e redução de 3,4% em relação ao 4T11.
O resultado corresponde a uma margem bruta de 17,6% contra 23,7% no 3T12 e 10,2% no mesmo período do ano passado. Já a margem líquida ficou em 0,0% no quarto trimestre de 2012 contra 4,4% no 3T12.
Os ativos totais atingiram o saldo de R$ 76,7 M, decréscimo de 3,2% em relação ao saldo no quarto trimestre de 2011. O patrimônio líquido alcançou a soma de R$ 23,4 M no 4T12, valor -20,8% menor ao saldo no mesmo período do ano anterior.
2590 - small caps - 18/Mar/2009 23:32
Prof Paulo,
Agradeço pelo comentário sobre Fibam.
Acho interessante os prazos que ela conseguiu no acordo com os credores, com certeza dará um folego para a empresa tentar fazer o dever de casa.
"Em 15 de dezembro de 2015, os credores presentes na Assembleia Geral de Credores aprovaram o Plano de Recuperação Judicial da Fibam. O referido plano conta com os seguintes pontos: i) deságio de 40% sobre o total da dívida quirográfica; ii) carência de 20 meses; iii) 8 anos de pagamento após o vencimento da carência; iv) correção monetária de 6% ao ano e v) pagamento em parcelas anuais fixas e pagamento periódico trimestral (PMT). Não obstante à atual situação do setor automotivo e da Companhia, a produção segue com a programação normal de acordo com a demanda, com a eficiência e qualidade com a qual sempre foi reconhecida. "
336994 - paulo_prof - 22 Abr 2017, 20:24
Será que esta empresa será mesmo capaz de continuar as suas operações? Será que será capaz de sair da RJ?
Desde o 3T10, a empresa só foi capaz de não apresentar prejuízo somente em 6 trimestres e, em 3 destes, nem se pode afirmar que postou lucro ... o resultado ficou no zero-a-zero. Nos últimos 12 trimestres, a última linha veio vermelha direto!
No que se refere a base anual, o último exercício no azul foi em 2011!
Há empresas que mesmo postando prejuízo conseguem ficar à tona ... Se a geração de caixa medida pelo ebitda for suficiente para cobrir o resultado financeiro negativo, os impostos e as necessidades de investimento para manter a operação, dá para empurrar com a barriga, e esperar tempos melhores. Não é o caso da Fibam ... Nos últimos 8 trimestres o ebitda foi negativo e o que é pior ... a cada trimestre o ebitda é mais negativo.
O PatLiq já é mais de R$ 30 milhões negativo. O valor de mercado da empresa não chega a R$ 3 milhões!
Acho que a falência da empresa é muito mais provável que a sua recuperação ... mas concordo que se a e empresa conseguir sair desta, o preço atual pode facilmente multiplicar por 10!
336993 - O GARIMPEIRO - 22 Abr 2017, 16:52
mico bom é FIBAM (FBMC4)
essa quando sair da RJ vai subir muito
possui apenas 726.000 ações, sendo que 461.000 são PN
www.fibam.com.br
172238 - israel007 - 12 Mar 2013, 12:24
FBMC3
Empresa: FIBAM COMPANHIA INDUSTRIAL Ação: FIBAM ON Setor: Materiais Básicos Subsetor: Siderurgia e Metalurgia
Resultado do 4º Trimestre de 2012
A companhia registrou lucro líquido de R$ 13,0 k neste trimestre, uma variação de -99,0% em relação ao 3° trimestre de 2012, revertendo o prejuízo de R$ 1,6 M anunciados no 4° trimestre de 2011. A receita líquida atingiu R$ 26,3 M no 4° trimestre de 2012, decréscimo de 11,2% em relação ao 3° trimestre de 2012 e redução de 3,4% em relação ao 4T11.
O resultado corresponde a uma margem bruta de 17,6% contra 23,7% no 3T12 e 10,2% no mesmo período do ano passado. Já a margem líquida ficou em 0,0% no quarto trimestre de 2012 contra 4,4% no 3T12.
Os ativos totais atingiram o saldo de R$ 76,7 M, decréscimo de 3,2% em relação ao saldo no quarto trimestre de 2011. O patrimônio líquido alcançou a soma de R$ 23,4 M no 4T12, valor -20,8% menor ao saldo no mesmo período do ano anterior.
2590 - small caps - 18/Mar/2009 23:32
É por aí Eurico. O principal problema é que o ritmo de venda do último trimestre no segmento de motos não se alterou significativamente no primeiro trimestre deste ano.
"Para reforçar posição, eu aguardaria o resultado do primeiro trimestre de 2009 e se desse até venderia um lote para comprar algumas COCE5."
2589 - eurico22 - 18/Mar/2009 23:29
"Bom, vou tentar interpretar o balanço da empresa. Os mais experientes me corrijam, se for o caso."
"As vendas caíram pela metade do terceiro para o quarto trimestre. Esse fato, aliado a despesas financeiras de 2,5 milhões, fez com que a empresa tivesse um prejuízo de pouco mais do que isso no quarto trimestre."
"O Ativo Circulante líquido é positivo, mas está longe de ser folgado. Se a crise perdurar, pode ser perigoso por causa da dificuldade em repassar os estoques e cumprir com as obrigações financeiras."
"Os indicadores, conformes os colegas mais experientes já preconizavam, pioraram bastante. O P/PVA subiu para ,83, o P/L para 6,1 e o ROE caiu para 16%. O PSR está em ,18 e o P/Ebitda de 2,1."
"Devem ser distribuídos dividendos de quase 3,5% na cotação atual, com um payout de 25%."
"Talvez venham uns poucos ITRs no 0 a 0, até a empresa voltar a ter uma boa velocidade de crescimento."
2581 - danieljoseaa - 18/Mar/2009 19:09
Fibam saiu de um lucro de quase 2 milhões no 3°tri para um prejuízo de quase 3 milhões no 4°.
"Resultado de 2008 lucro líquido de 3.555 MI contra 8.119 MI de 2007, queda de quase 60%."
2101 - small caps - 04/Mar/2009 21:35
"herdsman, geralmente no leilão a gente define até que preço quer pagar para comprar ou vender e coloca o total de ações que quer adquirir ou vender. O total que negociamos não depende do leilão e sim da ordem que colocamos no mercado. O preço sim depende do fechamento do leilão."
2097 - small caps - 04/Mar/2009 21:18
"eurico22, os últimos dias demonstraram que o mercado está desprezando alguns bons resultados do segmento industrial no curto prazo. Assim, antes de ampliar posições, vale a pena aguardar para ver se houve algum estrago no último trimestre do ano passado."
"Aliás, algo que preocupa é o fato de as vendas de motos estarem bastante estagnadas e quem as compra possue o maior risco de inadimplência para os bancos. E como tal inadimplência já anda elevada, o segmento teve o crédito bastante comprimido."
2084 - eurico22 - 04/Mar/2009 14:06
"Isso aí, meu companheiro de sofrimento!! -)"
"O Credit suísse vendeu MUITA coisa a preço de banana desde o final do ano passado. Cantei a bola que eles poderiam estar vendendo pelo Bradesco há uns post atrás, e após ver a notícia de hoje, acho que acertei."
"A Ferbasa tem o caixa bem mais tranquilo, né? Mas concordo que a FIBAM parece ter vários produtos praticamente como única no setor."
"Em Governança, as duas deixam um pouco a desejar. o Upside ""teórico"" da Fibam para logo depois da crise, saindo-se bem, já ultrapassou os 500%. Esperemos o relatório, né?"
2075 - herdsman - 04/Mar/2009 10:52
"citação: eurico22Putz, e nossa Fibam, hein?"
Não pára ladeira abaixo...
"A verdade é que eu confio nela! (esperando o balanço próximo, claro, que o RI deles me disse que sai entre os dias 16 e 20)"
"Quando chegar ao preço de 2 coxinhas, eu compro mais um pouco. Ainda assim, porque comecei uma dieta."
"Será que não esta so caindo porque Hedging-Griffo (CS) está precisando desesperadamente de $$? Bom nem conhecia o Fibam, mas me parece o tipo de firma (igual Trafo ou Ferbasa) que é único no seu setor e por isso pode mais ou menos ditar o preço. De qualquer modo de repente me vi num leilão e fiquei com 300 a 23,10R$. To contente por hoje. Confesso que nem entendi bem como funciona o leilão, porque a intenção era comprar somente 100. Mas quem sabe Anderson explica estas tecnicalidades do trade no seu proximo livro?"
2022 - small caps - 02/Mar/2009 23:38
"eurico22, Fibam tem indicadores extremamente baratos, como muito bem colocado pelo Paulorizzi, estando agora negociando abaixo do ativo circulante líquido. Tem os seguintes fatores que prejudicam suas atividades no curto prazo:"
"- alta dependência do mercado de vendas de motos, que tem sofrido muito mais do que o de carros;"
- muita inadimplência de quem financiou as motos. Isto deve trazer ao mercado mais motos relativas às buscas e apreensões;
- Recursos em caixa baixos para enfrentar um longo período de crise.
Mas já conseguiu se safar de situações muito mais complexas.
"E a piora abrupta nos preços coincidiu com o balanço da PLAS3, que veio uma lástima."
"Estou de olho para ver se compro suas ações de volta. Certamente vou seguir no curto prazo, como comentei há pouco, comprando fluxo de caixa futuro e talvez avalie o que fazer após o balanço anual. Em caso de persistência da dúvida, vou aguardar o balanço do primeiro trimestre de 2009."
1971 - eurico22 - 28/Fev/2009 00:41
citação: paulorizzicitação: eurico22Não entendo mais nada... -)
Quebrou? O último a sair apague a luz...
E ninguém parece estar querendo vender as ordinárias por enquanto. Ao menos parece... Só preferencial sendo desovadas.
"Paulo, o que vc acha da Fibam?"
Bastante suspeito.
"No início do ano, o preço estava por volta de R$40, correspondendo a P/L = 3,3; P/VPA =1, PSR = 0,23; DY = 7,5%; EV/EBITDA = 2,7 e ROE = 30%. Balanços mais uniformes do que um relógio. O lucro líquido do 4T07 (R$2,8 milhões) não foi repetido em nenhum dos 3 trimestres de 2008 mas o lucro líquido em cada um deste trimestres foi aprox. R$ 2 milhões. O EBITDA variou entre R$ 4 e 5 milhões, nos 4 trimestres. No 3T08, nenhum sinal da crise. Receitas maiores foram compensadas por um resultado financeiro negativo também maior. Em resumo, um papel para ficar na tela do radar."
"Aí o papel veio caindo, acho que para 38, 35, 31 e hoje, de uma vez, para 25. Neste valor, levando em consideração somente os 3 trimestres de 2008 (ou seja, supondo que o lucro no 4T08 seja nulo), P/L=3, P/VPA=0,6; PSR=0,14; DY=8,3%; ROE = 27%."
"Moral da História: Até se vier um pequeno prejuízo no 4T08, o papel é ""comprável"". Mas e se o prejuízo for grande (e se tem gente que, sabendo disto, está desovando)?"
"Alguém conhece algum site melhor do que o do Cedro Finances para a informação das corretoras que mais compraram/venderam determinado papel? O site da Cedro pode até estar ok para o intraday. Para prazos maiores, entretanto, garanto que está furado! Hoje, de acordo com o Cedro, só Bradesco teria vendido. Estranho, não?"
"Por acaso eu acompanhei os dois dias de grande volume, hoje e há um poucos pregões atrás. Sempre o Bradesco desovando, e sempre um forte movimento a partir do final da tarde, 16:30, 17:00h"
"Reli o relatório do terceiro trimestre e achei incompleto. Por exemplo, não consegui encontrar a natureza das dívidas. Dívida/PL hoje é igual a 0,6. Também não ficou claro qual a porcentagem da receita que depende do mercado automotivo e qual a da siderurgia."
Confesso que não entendi o post com a imagem sobre os preços médios de venda
"O credit suisse alienou um bom pedaço no final de janeiro, mas não consigo imaginar quem possa ser agora, talvez os investidores pessoa física. É possível o Credit estar operando pelo Bradesco?"
1967 - paulorizzi- 27/Fev/2009 21:43
Bastante suspeito.
"No início do ano, o preço estava por volta de R$40, correspondendo a P/L = 3,3; P/VPA =1, PSR = 0,23; DY = 7,5%; EV/EBITDA = 2,7 e ROE = 30%. Balanços mais uniformes do que um relógio. O lucro líquido do 4T07 (R$2,8 milhões) não foi repetido em nenhum dos 3 trimestres de 2008 mas o lucro líquido em cada um deste trimestres foi aprox. R$ 2 milhões. O EBITDA variou entre R$ 4 e 5 milhões, nos 4 trimestres. No 3T08, nenhum sinal da crise. Receitas maiores foram compensadas por um resultado financeiro negativo também maior. Em resumo, um papel para ficar na tela do radar."
"Aí o papel veio caindo, acho que para 38, 35, 31 e hoje, de uma vez, para 25. Neste valor, levando em consideração somente os 3 trimestres de 2008 (ou seja, supondo que o lucro no 4T08 seja nulo), P/L=3, P/VPA=0,6; PSR=0,14; DY=8,3%; ROE = 27%."
"Moral da História: Até se vier um pequeno prejuízo no 4T08, o papel é ""comprável"". Mas e se o prejuízo for grande (e se tem gente que, sabendo disto, está desovando)?"
1960 - eurico22 - 27/Fev/2009 17:33
Gente...
"Fibam sendo entregue de bandeja. Vendedor a 25,5..."
Se não houver alguma tragédia que não estejamos sabendo...
Nunca se sabe. O balanço do 4 trimestre ainda não saiu
Comprei mais 1 lote
1730 - small caps - 17/Fev/2009 23:37
"danieljoseaa, é verdade. Eu estou acompanhando agora todo o setor industrial que anda derretendo. É o próximo que vou passar a me posicionar com mais vigor com o fluxo de caixa."
"Primeiro foram as elétricas, as têxteis depois os bancos médios e agora estou finalizando as posições em construtoras. HBOR3, aliás, assumiu a liderança setorial na minha carteira com as altas nos últimos dias. Quando esta oportunidade finalizar, passarei a focar o setor de alimentos e industrial."
FBMC4 é um ativo interessante. Vai sofrer bastante com o arrefecimento da venda de motos e o balanço do quarto trimestre do ano passado e do primeiro deste deve trazer esta situação.
"Estou de olho na própria MGEL4 para aumentar posição também, assim como em POMO4, RAPT4, FRAS4, etc... a fila é grande e o bom é que parece que não vai ser necessário pressa para comprar."
Estes segmentos são cíclicos e o melhor momento para comprar é durante os períodos de recessão.
1671 - danieljoseaa - 15/Fev/2009 20:07
"Small e amigos, alguém conhece ou já fez alguma análise sobre Fbmc4?"
"Achei com indicadores interessantes, porém não conheço, seria legal que alguém opinasse."
"P/L 3,11 ?LPA 12,20"
"?P/VP 0,93 ?VPA 40,66"
"?P/EBIT 1,75 ?Marg. Bruta 23,9%"
"?PSR 0,22 ?Marg. EBIT 12,4%"
"?P/Ativos 0,36 ?Marg. Líquida 7,0%"
"?P/Cap. Giro 2,61 ?EBIT / Ativo 20,3%"
"?P/Ativ Circ Liq 1,36 ?ROIC 22,3%"
"?Div. Yield 7,2% ?ROE 30,0%"
"?EV / EBIT 2,87 ?Liquidez Corr 1,38"
"?Giro Ativos 1,64 ?Div Br/ Patrim 0,60"
"?Cres. Rec (5a) 12,2%"
668 - small caps - 16/Dez/2008 13:51
"(654) FBMC3 e 4 tem bons múltiplos da análise fundamentalista, com atratividade acima da média. Só tem que cuidar que é bastante exposta ao segmento de venda de motos, que sofre bastante com a restrição do crédito e da renda da população. Se a crise não for intensa no Brasil, e o país conseguir manter um ritmo econômico sem muito aumento do desemprego, é um ótimo ativo para diversificar."
2 - small caps - 31/Ago/2008 21:18
Olá Gersonlp. Tudo tranquilo. E c/ vc?
Observo a Fibam também.
"Se não tivesse na minha carteira outras empresas do segmento como MWET4, RSUL4, LEVE4 e MGEL4, provavelmente eu investiria em Fibam."
Ela possui bom crescimento de receita e lucro. E tem sido penalizada pelo aumento dos custos (leia-se aço)...
1 - Gersonlp - 31/Ago/2008 16:30
"Tudo bom,Small?"
Você tem acompanhado a Fibam (fbmc4)?
"lucro de 5,73 p/ação no 1º semestre e a cotação está entre 85,00 / 90,00"
"Ainda não comprei, mas acho vale a pena."
Nenhum comentário:
Postar um comentário