Recomendação: não recomendada
59 de 5068 24/Set/2008 21:51 0
lununes Usuário Premium Comentários: 433 - Desde: Abr 2008
Boa noite.
"Small, notei que você acompanhava a Minupar. De uns tempos para cá o papel sofreu significativas quedas."
"Seria um bom momento para compra? Com a entrada da Tyson Foods no nosso mercado, seria talvez, uma opção de incorporação/aquisição?"
60 de 5068 24/Set/2008 22:23 0
1 small caps Usuário Premium Comentários: 2794 - Desde: Fev 2007
"lununes,"
"Minupar foi um papel especial na carteira small caps no ano passado, com uma rentabilidade surpreendente. No livro ela mereceu um estudo destacando as razões de sua escolha e o que levou à alta."
"Acredito que o principal motivo que passou a limitar as altas das ações da empresa foi o fato de o valor de mercado da empresa em relação ao faturamento ter atingindo níveis próximos e às vezes até superior do que empresas como a Sadia, que tem uma ótima situação patrimonial e histórico de lucratividade."
"Assim, este é um dos limitadores da alta de ativos turnarounds, quando atingem indicadores fundamentalistas próximos ou superiores a empresas com melhor rentabilidade."
"Abraços,"
Small caps.
1846 de 5068 Modificado em 24/Fev/2009 14:09 0
1 small caps Usuário Premium Comentários: 2794 - Desde: Fev 2007
"A MNPR3, por exemplo, estava nesta situação e tem uma análise completa no livro sobre porque foi possível investir nela. Existiam firmes evidências de melhoria e não apenas meras especulações..."
"Por fim, no curto prazo, tudo é possível.
4055 de 5069 13/Abr/2009 03:48 0
gustgef Usuário Premium Comentários: 211 - Desde: Mai 2008
"Bellard,"
"MNPR3 quando alcançou os 300% estava longe de ter perdido atratividade nos seus números. Ela teria perdido atratatividade aí sim, por volta dos 1200-1500%, pois era óbvio que os contratos novos trariam resultados bem melhores, de 1500 pra 3000% é o mesmo que dobrar de valor. Se a pessoa tivesse vendido com 1200% de alta (por volta de 5,50), hoje conseguiria comprá-la mais barato."
"A pessoa que tivesse deixado seu dinheiro parado hoje não teria 3000% de alta, mas sim, ""apenas"" 1000%. Além disso a MNPR3 anda muito mal das pernas e nada indica que sua cotação vai voltar a subir. Será que tirá-la da carteira foi uma coisa ruin realmente? ou será que deveríamos mantê-la até o fim de nossas vidas?"
"Concordo totalmente com a idéia de retirar da sua carteira empresas apenas porque subiram muito, pode lhe custar um ganho muito maior, entretanto, retirar da carteira empresas que estejam valendo mais do que deveriam está corretíssimo, pois é como se você tivesse uma nota de 5 reais e tivessem lhe oferecendo 7 reais por ela, enquanto você acabou de achar um rapaz com 3 notas de 2 reais, pedindo apenas uma nota de 5. Será que é inteligente manter a sua nota de 5?"
"O lance é saber que sua nota é realmente de 5, e não uma nota de 10."
"Concordo ainda mais quando a troca é feita por ativos do mesmo setor, pois sequer o foco percentual setorial da carteira o investidor perde estando menos sujeito ainda a possíveis perdas. Esse foi o caso de várias pessoas daqui que trocaram BICB4 por PINE4, pois os mesmos números que antes apontavam uma maior concentração de BICB4 na carteira, agora apontam para PINE4."
"Quanto aos ""fundamentos de números"", sim, os números são os únicos fatos concretos mensuráveis dos fundamentos da empresa, se você tiver outra idéia. O resto são expectativas que podem ou não se concretizar, com certeza na análise de MNPR3 os números foram usados. Em PTNT4 é que foram usados mesmo."
Mas essa é só minha opinião.
4504 de 5069 23/Abr/2009 00:14 0
1 small caps Usuário Premium Comentários: 2794 - Desde: Fev 2007
"opportunity2, "Ja MNPR3 foi um grande negócio, mas o hoje o diferencial que possuía não é o mais importante: capacidade produtiva. Os turnarounds são muito beneficiados quando a demanda cresce muito rápido. Quando não, o importante é ter caixa para superar a crise. Neste contexto, BAUH4 está bem melhor preparada depois da capitalização pela Sadia."
6283 de 632929/Mai/2009 09:43 [Citar este comentário] 0
[Nível 0] small caps Usuário PremiumComentários: 2842 - Desde: Fev 2007
Já ganhei muito com MNPR3. Fez parte da carteira small caps. Tem o case dela completo no livro que escrevi. Paguei R$ 0,20 e vendi o último lote a R$ 11,00.
Mas, quando ingressou na carteira, custava R$ 0,70! E não quase R$ 6,00. E sua situação e a da economia mundial era muito melhor.
Ou seja, pagar quase 10 vezes mais por um ativo cuja atratividade restou deteriorada em razão da economia mundial?
Eu não pago!
Ademais, o fato de ter o desdobramento não muda nada nos fundamentos da companhia.
Vamos abrir o olho.
14281 de 1438712/Set/2009 00:52 [Citar este comentário] 0
[Nível 0] paulo_profComentários: 382 - Desde: Jul 2009
citação: bortowskiAlguem poderia comentar o aumento de volume da MNPR3 nos ultimos 3 dias.
O papel esta chamando a atenção.
Data ----- Aber - Máx - Mín - Fech - Nº Neg - Qtde Neg - Volume
11/09/09 1,23 - 1,30 - 1,18 - 1,24 - 300 - 1.579.900 1.958.530
10/09/09 1,22 - 1,27 - 1,18 - 1,21 - 375 - 914.200 1.123.204
09/09/09 1,17 - 1,26 - 1,16 - 1,19 - 420 - 1.261.200 1.532.095
08/09/09 1,17 - 1,18 - 1,14 - 1,14 - 45 - 126.800 145.840
04/09/09 1,18 - 1,18 - 1,14 - 1,17 - 48 - 101.000 116.905
03/09/09 1,17 - 1,20 - 1,15 - 1,19 - 92 - 232.500 272.308
02/09/09 1,17 - 1,20 - 1,11 - 1,11 - 96 - 1.558.200 1.855.918
01/09/09 1,16 - 1,16 - 1,12 - 1,15 - 33 - 42.700 48.244
31/08/09 1,19 - 1,19 - 1,14 - 1,17 - 51 - 311.800 358.879
28/08/09 1,16 - 1,20 - 1,16 - 1,16 - 66 - 147.900 172.848
Bortowski
Os fundamentos da empresa são péssimos. Além de não conseguir apresentar lucro, o patrimônio líquido não para de cair.
Acho que, entre os micos, MNPR4 deve ser interessante para profissionais porque a diferença entre a máxima e mínima do dia costuma ser de pelo menos 4%, permitindo ganhos em day trade. Se vc não é profissional e não quiser se queimar, fique fora.
Não é porque o ativo teve os seus momentos de glória no passado, que a história vai se repetir.




0 comentários:
Postar um comentário